quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MACARRÃO NA PANELA DE PRESSÃO


Parece mentira mas não é, foi feito na pressão mesmo.


Dá super certo, é muito fácil de fazer e fica uma delícia. Eu faço pelo menos uma vez por semana, é super prático e rápido. Nem compro outro tipo de macarrão. Com duas crianças pequenas você precisa se agarrar ao prático e rápido. rs
Minha cunhada (gravidíssima) me passou a base, mas sempre faço diferente, vou catando tudo o que tem na geladeira. O macarrão de hoje fiz com frango, mas tb já fiz com carne, linguiça... É só fazer um molhinho básico, gostoso e tacar o macarrão. Esse prato só dá certo se for feito com macarrão parafuso, nem adianta tentar com outro (fica molenga). 

A minha panela é aquela grandona (de 7 litros) por isso faço um pacote inteiro de macarrão (dá pro almoço e pro jantar). Se a sua panela for menor, vc pode dividir os ingredientes pela metade, dá certo do mesmo jeito. Vamos ao passo a passo.

Hoje eu usei...

Ingredientes:

1 pacote de macarrão parafuso

3 dentes de alho
1 cebola picadinha
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 Kg de peito de frango em cubinhos
1/2 pacote de sopa de cebola (quase não uso, é muito caro)
1 caixinha de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada a gosto
Queijo ralado a gosto

Modo de preparo:

Antes de começar a receita, coloque uma panela com água para ferver. Você irá utilizar o necessário para cobrir 2 dedos de água acima do macarrão na panela de pressão (não posso dar uma medida de água exata pq depende muito do tamanho da panela).

Refogue bem o alho e a cebola, acrescente o frango e mexa até dourar. Coloque o extrato de tomate, a sopa de cebola, o sal, a pimenta e um pouquinho de água para fazer um molhinho no fundo da panela. Deixe ferver, acrescente o macarrão, a salsinha e mexa bem. Coloque a água fervente suficiente para cobrir 2 dedos acima do macarrão.

Agora o pulo do gato: Tampe a panela de pressão e aguarde chiar. Quando ela pegar pressão, abaixe o fogo e conte 1 minuto (isso mesmo, só 1 minutinho) e desligue o fogo. Tire a pressão da panela como o de costume. 

Às vezes quando abro a panela ainda parece que tem muito caldo, a solução é só colocar um pouco de queijo ralado, dar uma misturada e aguardar uns minutinhos. O macarrão irá absorver todo o caldo, ficar cremoso e muito saboroso.

Um comentário:

  1. Fiz numa panela de pressão pequena, fracionando as quantidades....ficou dezzzzzzz.
    Bjks Nanda

    ResponderExcluir