segunda-feira, 14 de março de 2011

BATATA ROSTIE

Não ficou muuuito bonita, mais ficou muuuuito gostosa.


Primeiramente, é batata rostie ou rosti? Até o Google, o novo pai dos burros, não soube me ajudar. ODEIO escrever errado, mas tudo bem. Daqui a pouco papai liga e manda eu corrigir os errinhos. :P

A idéia de fazer batata rosti(e) surgiu porque eu acho um absurdo pagar 40 e poucos reais por meio quilo de batata e um tico de recheio. Pensei que esse prato não parecia ser difícil de fazer e também meu marido me desafiou a fazer melhor. Realmente, não tenho como correr. Adoro agradar o maridão.

Eu achei duas frigideiras, na verdade uma omeleteira, que encaixam direitinho. Isso facilitou muito na hora de virar, mas você também pode utilizar duas frigideiras iguais. Só tome cuidado na hora de virar para não quebrar a batata.

Outra dica básica, NÃO faça quando tiver muitos convidados. Além de batata ter ficado muito gostosa, o pessoal chegou cheio de fome, rs rs rs. Perdi a conta de quantas batatas eu fiz naquela noite...

Ingredientes:

1 kg de batata Asterix com casca (ou a inglesa mesmo, já fiz com os dois tipos)
caldo de galinha em pó a gosto
sal a gosto
200 g de linguiça em fatias fritas
100 g de queijo cremoso
50 g de queijo parmesão ralado
200 ml de azeite

Modo de preparo:

1- Numa panela com água fervente cozinhe 1 kg de batata por 20 minutos. Retire as batatas da água e deixe-as esfriando naturalmente. Depois que as batatas estiverem frias, coloque-as na geladeira por no mínimo 3 a 4 horas. 

2- Retire as batatas cozidas da geladeira e descasque-as. Depois, sobre uma assadeira e com o auxílio de um ralador de legumes, rale as batatas no ralo grosso, mantendo sempre o mesmo sentido.
Tempere as batatas raladas com caldo de galinha em pó a gosto e se quiser coloque sal a gosto.

3- Pegue uma frigideira número 17, anti-aderente e salpique 250 g das batatas raladas preenchendo o fundo da frigideira. Por cima coloque a linguiça, depois o queijo cremoso e o queijo parmesão ralado. Cubra este recheio com mais 250 g de batata ralada. Regue a beirada da batata com azeite.

4º - Leve a frigideira para o fogo alto por 12 minutos, vire a batata e volte ao fogo por mais 7 minutos até que fique douradinha. Sirva a seguir.

Obs. Varie nos recheios. Que tal camarão, carne seca...

Um comentário: